segunda-feira, 21 de setembro de 2009

mitologia iorubá


A mitologia iorubá conta as aventuras dos deuses e heróis iorubanos, os heróis poucos conhecidos no Brasil, porém os deuses aqui são cultuados, são os orixás que povoam as lendas que ao explicar o mundo, a mitologia iorubá nos favorece questões filosóficas e de tabus, exemplo; os povos iorubás não tinham preconceito contra o homossexualismo, tabu de hoje em dia.
Características: Os mitos iorubás nas últimas décadas foram muito pesquisados por vários pesquisadores, Pierre Vérger é o mais famoso sua obra sobre orixás é o resultado de anos de pesquisa na África e no Brasil, os pesquisadores brasileiros como, Mestre Didi, Monique Áugras, e o pesquisador autor da obra Mitologia dos orixás Reginaldo Prandi. Para definir esse conjunto maravilhoso de mitos, a dois critérios os heróis e os deuses, a sociedade iorubana é formada aos contornos em nossas mentes, por mitos que envolvem situações de todo dia.
A criação dos seres humanos
O senhor grande Olorum incubiu teu filho Oxalá de criar os seres humanos, já que a terra ele já havia criado, Oxalá foi em sua missão.
Oxalá começou a criar os primeiros seres humanos, criou os de ar, mas eles se dissolveram, criou os de água, mas sua matéria não ficou fixa e por fim desistiu, Oxalá estava desesperado, não estava conseguindo cumprir a tarefa que Olorum o incubiu. De repente saiu do fundo do lago, ela, Nanã Buruku, ela então pegou seu cetro, ibiri, e o apontou para o lago.
Com o ibiri, Nanã tirou a lama do fundo do lago e a deu para Oxalá criar os seres humanos com ela, a lama primordial a qual foi criado a raça humana é segredo de Nanã, a dona da lama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário